segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sem palavras

(Tamy Fernandes)"A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a ouve." Um dia, Michel de Montaigne, filósofo francês, uniu treze palavras e montou tal frase. Mas, antes de serem escritas, Montaigne pensou em cada uma delas, e as treze, uma a uma, foram saindo de sua boca, para só mais tarde, repousarem em uma das páginas de sua coletânea de pensamentos. Michel de Montaigne tinha razão.
As palavras são as pontes que levam a informação, a emoção, a poesia e até a música, de um indivíduo a outro. Trata-se da linguagem como aproximadora de universos.

É difícil imaginarmos, nos dias de hoje em particular, uma forma rápida e eficaz de comunicação, sem fazer uso das palavras. O uso da linguagem se faz presente 24 horas por dia.

Linguagens verbais, virtuais ou escritas, unem-se com o mesmo propósito: a transmissão de uma ideia. E ao serem transmitidas, as palavras ganham tanta força, que podem, por muitas vezes, se tornarem perigosas - Hitler e Mussoluni, por exemplo, sabiam conduzi-las tão bem, que acabaram, indiretamente, matando milhões de pessoas.

Se avaliado, o conceito de que "uma imagem vale mais do que mil palavras", vem por água abaixo, á medida que uma boa imagem se faz também da capacidade do bom uso das palavras. Elas têm sim, o poder de "embelezar" as pessoas. A boa comunicação é tão estimulante quanto café puro.

Podemos observar mais de perto a importância da linguagem no aprendizado e alfabetização de uma criança, por exemplo. Ainda que as palavras não sejam reproduzidas na sua mais perfeita sonoridade, as crianças conseguem ainda assim, assimilar a palavra ao objeto, constróem frases curtas, pedem ou recusam, através das palavras, que passam a ser desenvolvidas e aprimoradas dia após dia.

As palavras, nos seus mais variados usos, são indispensáveis. E não é preciso ocupar uma cadeira na Academia de Letras para amá-las. Basta estar vivo para entender o quão preciosas são, porque a vida meu caro, seja a mais simples ou a mais embaraçosa, se resolve com palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário